Deuses (Panteão D&D)
Página 1 de 1
Deuses (Panteão D&D)
DEUSES
Em todo o cenário de campanha, as pessoas e as criaturas veneram uma enorme
variedade de deuses diferentes. Descritos a seguir, apresentamos os deuses que
possuem mais adoradores entre as raças comuns, os aventureiros e os vilões. Cada
referência inclui o nome do deus, pronúncia, função, tendência, títulos e uma
descrição geral. O símbolo sagrado (ou profano) de cada deus é mostrado ao lado
de sua descrição (consulte a Tabela 3-7: Deuses, para obter um resumo dos deuses
mais comuns, suas tendências, os domínios associados a eles e seus adoradores
típicos).
Boccob
Boccob (bó-cob), o deus da magia, é Neutro. Seus títulos
incluem O Distraído, Lorde de Todas as Magias
e Arquimago dos Deuses. Trata-se de uma divindade
distante, que não executa ações no mundo dos mortais.
Sendo o deus da magia e do conhecimento, ele é
adorado por magos, feiticeiros e sábios. Os domínios
associados a Boccob são Conhecimento, Magia e Enganação.
Sua arma predileta é o bordão.
Corellon Larethian
Corellon Larethian (cór-e-lon la-ré-ti-an), o deus dos
elfos, é Caótico e Bom. Ele é conhecido como o Criador
dos Elfos, o Protetor, o Protetor e Preservador da Vida
e Soberano dos Elfos. Ele é o criador e protetor da raça
élfica e governa as coisas que os elfos mais estimam,
como a magia, a música, as artes, os ofícios, a poesia e
a guerra. É venerado pelos elfos, meio-elfos e bardos.
Os domínios associados a Corellon são Caos, Bem,
Proteção e Guerra. Sua arma predileta é a espada longa.
Gruumsh é seu arquiinimigo e, devido à perícia de combate
de Corellon, Gruumsh é chamado de “Caolho”.
Ehlonna
Ehlonna (ê-lo-ná), deusa das florestas, é Neutra e Boa.
Seu título mais comum é Ehlonna das Florestas. Essa divindade
protege todas as pessoas boas que vivem na floresta,
que a amam ou obtém sustento dela. Algumas vezes,
é representada como uma elfa e outras como uma humana.
Ela é especialmente próxima dos elfos, gnomos, meio-elfos e
halflings. Também é adorada por rangers e alguns druidas. Os
domínios associados a Ehlonna são Animais, Bem, Plantas e
Sol. Sua arma predileta é o arco longo.
Erythnul
Erythnul (é-rif-nul), o deus da matança, é Caótico e
Mau. Seu título principal é O Diverso. Erythnul sente
prazer no pânico e na carnificina. Em terras civilizadas,
seus seguidores (inclusive guerreiros, ladinos e bárbaros
malignos) formam pequenas seitas dedicadas ao crime.
Em terras selvagens, bárbaros, gnolls, bugbears, ogros
e trolls malignos costumam venerá-lo abertamente. Os
domínios associados a ele são Caos, Mal, Enganação e
Guerra. Sua arma predileta é a maça-estrela com uma ponta
de pedra e sem esporões.
Fharlanghn
Fharlanghn (far-lan-gun), o deus das estradas, é Neutro.
Seu título é O Morador do Horizonte. Os altares
de Fharlanghn são comuns na beira das estradas mais
transitadas, pois ele é o deus das viagens, das estradas,
das distâncias e do horizonte. Os bardos, os aventureiros
viajantes e os mercadores veneram essa divindade.
Os domínios associados a Fharlanghn são Sorte, Proteção
e Viagem. Sua arma predileta é o bordão.
Garl Glittergold
Garl Glittergold (gá-url glí-ter gôl-d), também chamado de Ouro-Líquido, é o
deus Neutro e Bom dos gnomos. Ele é conhecido como O Brincalhão, O Protetor
Vigilante, A Gema Sem Preço e A Esperteza Brilhante. Gari Glittergold descobriu
os gnomos e os guiou para o mundo, convertendo-se em seu protetor. Ele governa
o humor, a esperteza, a lapidação e a fabricação de jóias. Os domínios associados a
ele são Bem, Proteção e Enganação. A arma predileta
de Gari é o machado de batalha. Ele é conhecido
pelas brincadeiras que realiza com outros deuses,
mas nem todas as suas vitimas se divertem com
suas piadas. Em certa ocasião, Garl derrubou uma
caverna sobre a cabeça de Kurtulmak, o deus dos
kobolds. Desde então, esses dois deuses se tornaram
inimigos jurados.
Gruumsh
Gruumsh (grúm-chi), o deus dos orcs, é Caótico e Mau. Seus títulos são O
Caolho e Aquele Que Nunca Dorme. Gruumsh é o deus supremo dos orcs e exige
que seus seguidores sejam fortes, eliminem os fracos entre seus semelhantes e reclamem
todo o território que pertence à raça por direito (que abrange quase tudo). Os
domínios associados a ele são Caos, Mal,
Força e Guerra. A arma predileta de Gruumsh é a
lança. Ele sente um ódio especial por Corellon Larethian,
Moradin e seus seguidores. Há muitas eras,
durante uma batalha, Corellon Larethian arrancou
o olho esquerdo do deus orc.
Haryon
Haryon (Há-ry-ôn), o deus dos aventureiros, é Caótico e Neutro. Seus títulos
incluem O Ousado, Lorde das Masmorras
e Guerreiro Insesante. Trata-se de uma divindade
presente, que executa ações no mundo dos mortais.
Sendo o deus das aventuras e da coragem, ele é
adorado por praticamente todos os aventureiros. Diversos de seus fiéis, dizem tê-lo visto
lutando ao seu lado em grandes batalhas (que eles acabaram vencendo).
Haryon costuma comprar masmorras (ou mandar seus fiéis contruirem) e deixar abandonadas
durante séculos, para que monstros a habitem e aventureiros a explorem. Os domínios
associados a Haryon são Caos, Força, Guerra, Poder e Proteção.
Sua arma predileta é a espada larga.
Heironeous
Heironeous (rei-rô-neus), o deus do heroísmo, é Leal e Bom. Seu
título é O Invencível. Esse deus promove a justiça, o heroísmo, o cavalheirismo
e a honra. Os domínios associados a ele são Bem, Ordem
e Guerra. Sua arma predileta é a espada longa. Ele é venerado por
paladinos, guerreiros e monges bondosos. Seu arquiinimigo é Hextor,
que também é seu meio-irmão.
Hextor
O deus da tirania, Hextor (récs-tor), é Leal e mau. Seus títulos
são O Campeão do Mal, Porta-Voz do Inferno e O Terror da Batalha.
Hextor é um deus de seis braços que promove a guerra, o conflito
e a destruição. Entre seus fiéis estão guerreiros e monges malignos. Os
domínios associados a ele são Destruição, Mal, Ordem e Guerra. Sua
arma predileta é o mangual. Ele envia seus seguidores para propagar o
mal e seu propósito maior é destruir os seguidores de seu meio-irmão
Heironeous, não importa onde estejam.
Kord
Kord (córd), o deus da força, é Caótico e Bom. Ele
é conhecido como O Lutador. Kord é o patrono dos
atletas, especialmente os praticantes de luta livre. Seus
adoradores incluem guerreiros, bárbaros e ladinos. Os
domínios associados a ele são Caos, Bem, Sorte e Força.
A arma predileta de Kord é a espada larga.
Moradin
Moradin (mô-rá-din), o deus dos anões, é Leal e Bom/
Seus títulos incluem O Forjador de Almas, Pai dos Anões,
Pai de Todos e O Criador. Moradin forjou os primeiros
anões usando metal e gemas preciosas e depois soprou
a vida dentro deles. Ele governa as artes e as ciências dos
anões: forjar e moldar metais, engenharia e guerra. Os domínios
associados a ele são Terra, Bem, Ordem e Proteção.
Sua arma predileta é o martelo de guerra.
Nerull
Nerull (nê-rul), o deus da morte, é Neutro e Mau. Ele é
conhecido como A Morte, O Inimigo do Bem, Aquele que
Odeia a Vida, O Portador da Escuridão, Rei de Toda a Escuridão
e O Dilacerador da Carne. Nerull é o patrono
daqueles que buscam o mal supremo para seu próprio
prazer ou interesse. Os domínios associados a
ele são Morte, Mal e Enganação. Seus adoradores, que
incluem necromantes e ladinos malignos, o ilustram
como uma figura quase esquelética, vestindo uma túnica e
portando sua arma predileta, uma foice.
Obad-Hai
Obad-Hai (oh-bad-rai), o deus da natureza, é Neutro.
Ele é conhecido como O Oboé e A Flauta do Pastor.
Obad-Hai governa a natureza e é amigo de todos
os que vivem em harmonia com o mundo natural.
Os bárbaros, rangers e druidas o veneram. Os
domínios associados a ele são Ar, Animais, Terra,
Fogo, Plantas e Água. Como Obad-Hai sustenta
diretamente a Neutralidade, ele é rival de Ehlonna.
Obad-Hai toca um oboé (um instrumento de sopro feito
de madeira) e seu título advém desse instrumento.
Sua arma predileta é o bordão.
Olidammara
Olidammara (o-lí-dã-má-ra), o deus dos ladinos,
é Caótico e Neutro. Seu título é O Ladino Sorridente.
Olidammara adora vinhos, mulheres e músicas.
Ele é um vagabundo, um brincalhão e um mestre
dos disfarces. Seus templos são raros, mas muitas
pessoas aceitam brindar em sua honra. Com freqüência,
os ladinos e os bardos são seus adoradores. Os
domínios associados a ele são Caos, Sorte e Enganação. O
sabre é sua arma predileta.
Pelor
Pelor (pê-lor), o deus do sol, é Neutro e Bom. Seu
título é O Radiante. Pelor é o criador de muitas coisas
boas, serve de apoio aos necessitados e um adversário
de todo o mal. Ele é a divindade mais adorada
entre os humanos e seus sacerdotes são bem recebidos
em qualquer lugar. Os rangers e bardos também
são encontrados entre seus adoradores. Os domínios
associados e ele são Bem, Cura, Força e Sol. Sua arma
predileta é a maça.
St. Cuthbert
St. Cuthbert (sain-ti cut-bért), o deus da retribuição,
é Leal e Neutro. Ele é conhecido como St. Cuthbert da
Maça. St. Cuthbert prega a vingança e a punição justa
a todos que transgredirem a lei. Como as criaturas
malignas violam as leis com mais freqüência e de forma
mais visível que as criaturas boas, St. Cuthbert
prefere o Bem ao Mal, mesmo não sendo um deus
de Bom (seus clérigos não podem ser Maus). Os domínios
a que ele está associado são Destruição, Ordem,
Proteção e Força. Sua arma predileta é a maça.
Vecna
Vecna (véc-ná), o deus dos segredos, é Neutro e Mau. Ele é
conhecido como O Lorde Aleijado, O Nome Sussurrado e O
Mestre de Todos os Segredos e Mistérios. Vecna governa tudo
o que não deve ser conhecido e aquilo que as pessoas desejam
manter em segredo. Os domínios associados a ele são Mal, Conhecimento
e Magia. Ele normalmente é retratado como um
lich (um morto-vivo), que perdeu a mão e o olho esquerdos numa
luta contra seu tenente traidor, Kas. Sua arma predileta é a adaga.
Wee Jas
Wee Jas (ui-jaz), a deusa da morte e da magia,
é Leal e Neutra. Seus títulos são A Deusa Bruxa,
A Feiticeira Rubi, A Dama Severa e A Guardiã da
Morte. Wee Jas é uma deusa exigente que espera
a obediência dos seus seguidores. Seus templos
são poucos e afastados entre si, mas ela conta com
feiticeiros e magos poderosos (especialmente necromantes)
entre seus seguidores. Os domínios associados
a ela são Morte, Ordem e Magia. Sua arma
predileta é a adaga.
Yondalla
Yondalla (ion-dá-Ia), a deusa dos halflings, é Leal e
Boa. Seus títulos incluem A Protetora e Provedora, A Matriarca
Cuidadosa e A Abençoada. Yondalla é a criadora
e protetora dos halflings, e prega a harmonia entre seus
filhos e a defesa vigorosa contra seus inimigos. Seus seguidores
esperam ter vidas seguras e prósperas obedecendo aos
seus ensinamentos. Os domínios associados a ela são Bem,
Ordem e Proteção. Sua arma predileta é a espada curta.
Em todo o cenário de campanha, as pessoas e as criaturas veneram uma enorme
variedade de deuses diferentes. Descritos a seguir, apresentamos os deuses que
possuem mais adoradores entre as raças comuns, os aventureiros e os vilões. Cada
referência inclui o nome do deus, pronúncia, função, tendência, títulos e uma
descrição geral. O símbolo sagrado (ou profano) de cada deus é mostrado ao lado
de sua descrição (consulte a Tabela 3-7: Deuses, para obter um resumo dos deuses
mais comuns, suas tendências, os domínios associados a eles e seus adoradores
típicos).
Boccob
Boccob (bó-cob), o deus da magia, é Neutro. Seus títulos
incluem O Distraído, Lorde de Todas as Magias
e Arquimago dos Deuses. Trata-se de uma divindade
distante, que não executa ações no mundo dos mortais.
Sendo o deus da magia e do conhecimento, ele é
adorado por magos, feiticeiros e sábios. Os domínios
associados a Boccob são Conhecimento, Magia e Enganação.
Sua arma predileta é o bordão.
Corellon Larethian
Corellon Larethian (cór-e-lon la-ré-ti-an), o deus dos
elfos, é Caótico e Bom. Ele é conhecido como o Criador
dos Elfos, o Protetor, o Protetor e Preservador da Vida
e Soberano dos Elfos. Ele é o criador e protetor da raça
élfica e governa as coisas que os elfos mais estimam,
como a magia, a música, as artes, os ofícios, a poesia e
a guerra. É venerado pelos elfos, meio-elfos e bardos.
Os domínios associados a Corellon são Caos, Bem,
Proteção e Guerra. Sua arma predileta é a espada longa.
Gruumsh é seu arquiinimigo e, devido à perícia de combate
de Corellon, Gruumsh é chamado de “Caolho”.
Ehlonna
Ehlonna (ê-lo-ná), deusa das florestas, é Neutra e Boa.
Seu título mais comum é Ehlonna das Florestas. Essa divindade
protege todas as pessoas boas que vivem na floresta,
que a amam ou obtém sustento dela. Algumas vezes,
é representada como uma elfa e outras como uma humana.
Ela é especialmente próxima dos elfos, gnomos, meio-elfos e
halflings. Também é adorada por rangers e alguns druidas. Os
domínios associados a Ehlonna são Animais, Bem, Plantas e
Sol. Sua arma predileta é o arco longo.
Erythnul
Erythnul (é-rif-nul), o deus da matança, é Caótico e
Mau. Seu título principal é O Diverso. Erythnul sente
prazer no pânico e na carnificina. Em terras civilizadas,
seus seguidores (inclusive guerreiros, ladinos e bárbaros
malignos) formam pequenas seitas dedicadas ao crime.
Em terras selvagens, bárbaros, gnolls, bugbears, ogros
e trolls malignos costumam venerá-lo abertamente. Os
domínios associados a ele são Caos, Mal, Enganação e
Guerra. Sua arma predileta é a maça-estrela com uma ponta
de pedra e sem esporões.
Fharlanghn
Fharlanghn (far-lan-gun), o deus das estradas, é Neutro.
Seu título é O Morador do Horizonte. Os altares
de Fharlanghn são comuns na beira das estradas mais
transitadas, pois ele é o deus das viagens, das estradas,
das distâncias e do horizonte. Os bardos, os aventureiros
viajantes e os mercadores veneram essa divindade.
Os domínios associados a Fharlanghn são Sorte, Proteção
e Viagem. Sua arma predileta é o bordão.
Garl Glittergold
Garl Glittergold (gá-url glí-ter gôl-d), também chamado de Ouro-Líquido, é o
deus Neutro e Bom dos gnomos. Ele é conhecido como O Brincalhão, O Protetor
Vigilante, A Gema Sem Preço e A Esperteza Brilhante. Gari Glittergold descobriu
os gnomos e os guiou para o mundo, convertendo-se em seu protetor. Ele governa
o humor, a esperteza, a lapidação e a fabricação de jóias. Os domínios associados a
ele são Bem, Proteção e Enganação. A arma predileta
de Gari é o machado de batalha. Ele é conhecido
pelas brincadeiras que realiza com outros deuses,
mas nem todas as suas vitimas se divertem com
suas piadas. Em certa ocasião, Garl derrubou uma
caverna sobre a cabeça de Kurtulmak, o deus dos
kobolds. Desde então, esses dois deuses se tornaram
inimigos jurados.
Gruumsh
Gruumsh (grúm-chi), o deus dos orcs, é Caótico e Mau. Seus títulos são O
Caolho e Aquele Que Nunca Dorme. Gruumsh é o deus supremo dos orcs e exige
que seus seguidores sejam fortes, eliminem os fracos entre seus semelhantes e reclamem
todo o território que pertence à raça por direito (que abrange quase tudo). Os
domínios associados a ele são Caos, Mal,
Força e Guerra. A arma predileta de Gruumsh é a
lança. Ele sente um ódio especial por Corellon Larethian,
Moradin e seus seguidores. Há muitas eras,
durante uma batalha, Corellon Larethian arrancou
o olho esquerdo do deus orc.
Haryon
Haryon (Há-ry-ôn), o deus dos aventureiros, é Caótico e Neutro. Seus títulos
incluem O Ousado, Lorde das Masmorras
e Guerreiro Insesante. Trata-se de uma divindade
presente, que executa ações no mundo dos mortais.
Sendo o deus das aventuras e da coragem, ele é
adorado por praticamente todos os aventureiros. Diversos de seus fiéis, dizem tê-lo visto
lutando ao seu lado em grandes batalhas (que eles acabaram vencendo).
Haryon costuma comprar masmorras (ou mandar seus fiéis contruirem) e deixar abandonadas
durante séculos, para que monstros a habitem e aventureiros a explorem. Os domínios
associados a Haryon são Caos, Força, Guerra, Poder e Proteção.
Sua arma predileta é a espada larga.
Heironeous
Heironeous (rei-rô-neus), o deus do heroísmo, é Leal e Bom. Seu
título é O Invencível. Esse deus promove a justiça, o heroísmo, o cavalheirismo
e a honra. Os domínios associados a ele são Bem, Ordem
e Guerra. Sua arma predileta é a espada longa. Ele é venerado por
paladinos, guerreiros e monges bondosos. Seu arquiinimigo é Hextor,
que também é seu meio-irmão.
Hextor
O deus da tirania, Hextor (récs-tor), é Leal e mau. Seus títulos
são O Campeão do Mal, Porta-Voz do Inferno e O Terror da Batalha.
Hextor é um deus de seis braços que promove a guerra, o conflito
e a destruição. Entre seus fiéis estão guerreiros e monges malignos. Os
domínios associados a ele são Destruição, Mal, Ordem e Guerra. Sua
arma predileta é o mangual. Ele envia seus seguidores para propagar o
mal e seu propósito maior é destruir os seguidores de seu meio-irmão
Heironeous, não importa onde estejam.
Kord
Kord (córd), o deus da força, é Caótico e Bom. Ele
é conhecido como O Lutador. Kord é o patrono dos
atletas, especialmente os praticantes de luta livre. Seus
adoradores incluem guerreiros, bárbaros e ladinos. Os
domínios associados a ele são Caos, Bem, Sorte e Força.
A arma predileta de Kord é a espada larga.
Moradin
Moradin (mô-rá-din), o deus dos anões, é Leal e Bom/
Seus títulos incluem O Forjador de Almas, Pai dos Anões,
Pai de Todos e O Criador. Moradin forjou os primeiros
anões usando metal e gemas preciosas e depois soprou
a vida dentro deles. Ele governa as artes e as ciências dos
anões: forjar e moldar metais, engenharia e guerra. Os domínios
associados a ele são Terra, Bem, Ordem e Proteção.
Sua arma predileta é o martelo de guerra.
Nerull
Nerull (nê-rul), o deus da morte, é Neutro e Mau. Ele é
conhecido como A Morte, O Inimigo do Bem, Aquele que
Odeia a Vida, O Portador da Escuridão, Rei de Toda a Escuridão
e O Dilacerador da Carne. Nerull é o patrono
daqueles que buscam o mal supremo para seu próprio
prazer ou interesse. Os domínios associados a
ele são Morte, Mal e Enganação. Seus adoradores, que
incluem necromantes e ladinos malignos, o ilustram
como uma figura quase esquelética, vestindo uma túnica e
portando sua arma predileta, uma foice.
Obad-Hai
Obad-Hai (oh-bad-rai), o deus da natureza, é Neutro.
Ele é conhecido como O Oboé e A Flauta do Pastor.
Obad-Hai governa a natureza e é amigo de todos
os que vivem em harmonia com o mundo natural.
Os bárbaros, rangers e druidas o veneram. Os
domínios associados a ele são Ar, Animais, Terra,
Fogo, Plantas e Água. Como Obad-Hai sustenta
diretamente a Neutralidade, ele é rival de Ehlonna.
Obad-Hai toca um oboé (um instrumento de sopro feito
de madeira) e seu título advém desse instrumento.
Sua arma predileta é o bordão.
Olidammara
Olidammara (o-lí-dã-má-ra), o deus dos ladinos,
é Caótico e Neutro. Seu título é O Ladino Sorridente.
Olidammara adora vinhos, mulheres e músicas.
Ele é um vagabundo, um brincalhão e um mestre
dos disfarces. Seus templos são raros, mas muitas
pessoas aceitam brindar em sua honra. Com freqüência,
os ladinos e os bardos são seus adoradores. Os
domínios associados a ele são Caos, Sorte e Enganação. O
sabre é sua arma predileta.
Pelor
Pelor (pê-lor), o deus do sol, é Neutro e Bom. Seu
título é O Radiante. Pelor é o criador de muitas coisas
boas, serve de apoio aos necessitados e um adversário
de todo o mal. Ele é a divindade mais adorada
entre os humanos e seus sacerdotes são bem recebidos
em qualquer lugar. Os rangers e bardos também
são encontrados entre seus adoradores. Os domínios
associados e ele são Bem, Cura, Força e Sol. Sua arma
predileta é a maça.
St. Cuthbert
St. Cuthbert (sain-ti cut-bért), o deus da retribuição,
é Leal e Neutro. Ele é conhecido como St. Cuthbert da
Maça. St. Cuthbert prega a vingança e a punição justa
a todos que transgredirem a lei. Como as criaturas
malignas violam as leis com mais freqüência e de forma
mais visível que as criaturas boas, St. Cuthbert
prefere o Bem ao Mal, mesmo não sendo um deus
de Bom (seus clérigos não podem ser Maus). Os domínios
a que ele está associado são Destruição, Ordem,
Proteção e Força. Sua arma predileta é a maça.
Vecna
Vecna (véc-ná), o deus dos segredos, é Neutro e Mau. Ele é
conhecido como O Lorde Aleijado, O Nome Sussurrado e O
Mestre de Todos os Segredos e Mistérios. Vecna governa tudo
o que não deve ser conhecido e aquilo que as pessoas desejam
manter em segredo. Os domínios associados a ele são Mal, Conhecimento
e Magia. Ele normalmente é retratado como um
lich (um morto-vivo), que perdeu a mão e o olho esquerdos numa
luta contra seu tenente traidor, Kas. Sua arma predileta é a adaga.
Wee Jas
Wee Jas (ui-jaz), a deusa da morte e da magia,
é Leal e Neutra. Seus títulos são A Deusa Bruxa,
A Feiticeira Rubi, A Dama Severa e A Guardiã da
Morte. Wee Jas é uma deusa exigente que espera
a obediência dos seus seguidores. Seus templos
são poucos e afastados entre si, mas ela conta com
feiticeiros e magos poderosos (especialmente necromantes)
entre seus seguidores. Os domínios associados
a ela são Morte, Ordem e Magia. Sua arma
predileta é a adaga.
Yondalla
Yondalla (ion-dá-Ia), a deusa dos halflings, é Leal e
Boa. Seus títulos incluem A Protetora e Provedora, A Matriarca
Cuidadosa e A Abençoada. Yondalla é a criadora
e protetora dos halflings, e prega a harmonia entre seus
filhos e a defesa vigorosa contra seus inimigos. Seus seguidores
esperam ter vidas seguras e prósperas obedecendo aos
seus ensinamentos. Os domínios associados a ela são Bem,
Ordem e Proteção. Sua arma predileta é a espada curta.
Re: Deuses (Panteão D&D)
Futuramente talvez eu venha a colocar informações mais detalhadas sobre cada. Por enquanto. É informação suficiente.
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|