Sobre as Perícias

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Mensagem por Dungeon Master em Qui Mar 31, 2011 10:19 am

Perícias:

Perícias são as artes que seu personagem mais utiliza. A utilização delas é extremamente variável. Dês de um simples e crucial teste de ouvir para saber se há um inimigo atrás da próxima porta, há um teste de Oficios(Alquimia) para tentar fazer uma poção. Cada perícia possui uma habilidade chave, que é a Habilidade pertinente a perícia, o que se é mais necessário para utiliza-la. (Ex.: Ouvir(Sab) e Oficios(Int)).

Os cálculos das perícias são feitos com a rolagem de um d20. Soma-se o resultado a valores pré-definidos e se compara com um número bolado pelo Mestre ou Narrador, e equivale a dificuldade de se conseguir tal proesa, este número se chama CD (Classe de Dificuldade). Se o número for igual ou maior ao número escolhido pelo Narrador, o seu teste foi um sucesso, se foi menor, foi uma falha.

Um resultado +5 acima da CD, costuma trazer boas coisas, e um -5 abaixo da CD, grandes erros.

Número pré-definidos:

Se soma ao resultado da rolagem do d20 metade do nível do personagem (arredondado para baixo) com o seu Modificador da Habilidade pertinente.

Perícias treinadas ainda recebem um bônus de +5 nesta equação.

Classe Número de Perícias Treinadas
Bárbaro 4 + modificador de Int
Bardo 6 + modificador de Int
Clérigo 2 + modificador de Int
Druida 4 + modificador de Int
Feiticeiro 2 + modificador de Int
Guerreiro 2 + modificador de Int
Ladino 8 + modificador de Int
Mago 2 + modificador de Int
Monge 4 + modificador de Int
Paladino 2 + modificador de Int
Ranger 4 + modificador de Int

Adepto 2 + modificador de Int
Aristocráta 4 + modificador de Int
Combatente 2 + modificador de Int
Especialista 6 + modificador de Int
Plebeu 2 + modificador de Int

*Humanos ganham 1 perícia treinada extra.
**As perícias treinadas são escolhidas na lista de perícias de classe

Lista de Perícias(Habilidade Chave):

Abrir Fechaduras (Des);
Acrobacia (Des,!,*);
Adestrar Animais (Car);
Arte da Fuga (Des,!,*);
Atuação (...)(Car,*);
Blefar (Car,*);
Cavalgar (Des, *);
Concentração (Con,*);
Conhecimento (...)(Int);
Cura (Sab,*);
Decifar Escrita (Int);
Diplomacia (Car,*),
Disfarce (Car,*),
Equilíbrio (Des,*),
Escalar (For,!,*),
Esconder-se (Des,!,*),
Falsificação (Int,*),
Furtividade (Des,!,*),
Identificar Magias (Int),
Intimidação (Car,*),
Natação (For,!,*),
Observar (Sab,*),
Obter Informações (Car,*),
Ofícios (...)(Int,*),
Operar Mecanismos (Int),
Ouvir (Sab,*),
Prestidigitação (Des,!),
Procurar (Int,*),
Profissão (...)(Sab),
Saltar (For,!,*),
Sentir Motivação (Sab,*),
Sobrevivência (Sab,*),
Usar Cordas (Des,*),
Usar Intrumento Mágico (Car)

* Perícia que pode ser usada sem treinamento (Perícias sem treinamento recebem redutor de -10 para serem executadas).
! Perícia que recebe redutor por peso e/ou por utilizar armadura
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Administrador
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Mago

Raça : Gnomo
Localização : Torre Arcana

Ficha do personagem
PVs:
Sobre as Perícias Left_bar_bleue9999/9999Sobre as Perícias Empty_bar_bleue  (9999/9999)
Mana:
Sobre as Perícias Left_bar_bleue9999/9999Sobre as Perícias Empty_bar_bleue  (9999/9999)
XP:
Sobre as Perícias Left_bar_bleue445000/445000Sobre as Perícias Empty_bar_bleue  (445000/445000)

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